Brodowski

Brodowski
Com João Portinari

terça-feira, 19 de setembro de 2017

TEATRO DE SOMBRAS

CONCEITOS DE LUZ E SOMBRAS APLICADAS NA TEORIA E NA PRÁTICA EM FORMATO DE TEATRO DE SOMBRAS.
MINISTRADA PELAS IRMÃS ARTE EDUCADORAS SANDRA E PRISCILA.





Dá-se o nome de teatro de sombras ao espetáculo que consiste na criação de certos efeitos ópticos. Para a realização do teatro de sombras, precisa-se de uma lâmpada ou outra fonte de iluminação e uma superfície lisa e clara (podendo ser uma parede, uma tela ou um ecrã). Deve-se colocar as mãos ou uma marioneta em frente à luz para que a sombra seja projetada na parede ou tela. Consoante a posição das mãos e os movimentos, pode-se criar/imitar/reproduzir figuras: animais, seres humanos, etc.
Pensa-se que a origem do teatro de sombras reside na Pré-história, quando o homem das cavernas realizava sombras com o fogo (com que cozinhava os alimentos). Em países asiáticos como a Índia e a China, também se passaram a usar marionetas atrás de lenços para a realização do teatro de sombras.

À prática de criar figuras com as sombras das mãos, atualmente, dá-se lhe o nome de sombras chinesas. O conceito de teatro de sombras, geralmente, é aplicado quando se usam marionetas como parte do espetáculo.
Há quem seja da opinião de que o teatro de sombras é o antecedente do cinema: tratou-se da primeira experiência baseada na reprodução de movimentos e ações num ecrã. Como é óbvio, ambas as técnicas são bastante diferentes embora tenham em comum essa particularidade.
Outro tipo de arte associado ao teatro de sombras é o chamado Teatro Negro de Praga, que consiste em realizar jogos de sombras e luzes com lanternas num cenário escuro.




Nenhum comentário:

Postar um comentário