Brodowski

Brodowski
Com João Portinari

quarta-feira, 1 de agosto de 2018

VIAGEM A BRODOWSKI E BATATAIS

TIVEMOS O PRAZER DE VISITAR A CIDADE DE BRODOWSKI, A CIDADE QUE PRESENTEOU AO MUNDO CÂNDIDO PORTINARI E BATATAIS CIDADE ONDE O ARTISTA FOI BATIZADO E ACABOU DEIXANDO NA IGREJA DA CANA VERDE UMA VASTA GAMA DE SUAS OBRAS.









NESTE MESMO DIA DE VISITA A CIDADE O GRUPO DE ARTE EDUCAÇÃO FOI CONTEMPLADO COM UMA DÁDIVA PRA FECHAR COM CHAVE DE OURO O DIA: FOMOS RECEPCIONADOS POR JOÃO PORTINARI, FILHO DE CÂNDIDO PORTINARI E PRINCIPAL ADMINISTRADOR DO MUSEU.





JOÃO NOS ENCANTOU COM PEQUENAS HISTÓRIAS DA CASA E DE SUA JUVENTUDE, E DE QUANTO SEU PAI ERA TALENTOSO E ATÉ MESMO DA AMIZADE MANTIDA COM DJANIRA MOTA NAS ANDANÇAS PELO RIO DE JANEIRO E O UNIVERSO ARTÍSTICO.












Antiga residência de Candido Portinari, em Brodowski, o Museu Casa de Portinari, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, representa a forte ligação do artista com sua terra natal, origens e laços familiares. É o local onde ele realizou suas experiências com pinturas murais e se aprofundou na técnica ao passar dos anos.
Devido às várias obras em pintura mural nas paredes da casa e em uma capela nos jardins da residência, a preservação do conjunto tornou-se imprescindível. O primeiro passo ocorreu em 9 de dezembro de 1968, quando a casa foi tombada pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).  No ano seguinte, o imóvel foi desapropriado e adquirido pelo Governo do Estado de São Paulo e, em 22 de janeiro de 1970, foi tombado pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo). Com esforços da família do artista, do município e do Estado, o museu foi instalado e inaugurado em 14 de março de 1970. O complexo é constituído por uma casa principal, e anexos construídos em sucessivas ampliações. A simplicidade típica do interior é a maior característica do museu.

DECIDIMOS NÃO COLOCAR AS FOTOS INTERNAS DOS COMPLEXOS VISITADOS PARA QUE SEJA PRESERVADA A CURIOSIDADE DE CADA VISITANTE, PARA MAIS ACESSEM O LINK ABAIXO.

FONTES:
https://www.museucasadeportinari.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário